2012-02-18 01:36
Desmistificando a Biologia com "aulas pencasts"

Rachel Simons é uma professora auxiliar na Universidade de Southern Maine.                                           .

Rachel Simons é uma professora auxiliar na  Universidade de Southern Maine.  Leciona biologia, anatomia e fisiologia - disciplinas que involvem diagramas e vocabulário complexos. Por outras palavras, assuntos que são ideais para pencasts. Rachel chama-lhes " aulas pencasts ", que prepara e disponibiliza como complemento para os seus alunos das aulas em laboratório e em sala .

" Posso desenhar a preparação do trabalho em laboratório e desenhar diagramas para explicar ideias. É muito util para aqueles tópicos que são particularmente complexos, " segundo Raquel. " Os alunos podem mais tarde reproduzir os pencasts para as suas revisões ".

Raquel usa tambem os pencasts como forma de garantir que os alunos que não puderam assistir à aula podem ver e ouvir a sua explicação - sem terem que estar dependentes dos seus colegas para a perceberem material complexo. Até mesmo os estudantes que estiveram na aula, pedem frequentemente o pencast da mesma , para poderem rever a matéria mais tarde.

" Diagramas são muito mais uteis que palavras apenas para explicar muitos dos conceitos na aula, " diz Rachel. " Os pencasts oferecem aos alunos o melhor de ambos. Podem acompanhar enquanto eu desenho diagramas anatómicos ou ilustro sequencias de eventos que ocorrem dentro das células, por exemplo. Os pencasts permitem-me demonstrar ao aluno como resolver um problema involvendo equações ou combinações genéticas."

Alunos disseram a Rachel que ter a possibilidade de estudar disciplinas dificeis tais como anatomia humana ou biologia da célula com a ajuda das " aulas pencasts " adiciona uma dimensão enriquecedora ao conteúdo dado e têm pedido a outros professores para tambem adoptarem esta tecnologia.

" Sou a favor de tudo o que possa facilitar a compreensão e o prazer que o aluno sinta com a ciencia, " conclui Rachel. " Os pencasts são uma excelente ferramenta desse ponto de vista pois são rápidos e informais. Os alunos gostam deles e eles ajudam mesmo. "

Mesmo não sendo um estudante, pode aprender algo sobre biologia humana com a Professora Simons.

Basta clicar aqui para ver e ouvir a sua explicação sobre o processo de digestão.

Apoio Técnico
Redes Sociais

Blog Yonos - Tecnologia Y

Facebook Yonos Google Plus Yonos LinkedIn Yonos Twitter Yonos Pinterest Yonos Foursquare Yonos

message text